Saúde
Esofagite eosinofílica – uma doença de crianças e adultos
Compartilhe:
O que é esofagite eosinofílica?
Esofagite eosinofílica é um distúrbio inflamatório do esôfago em que há uma concentração excessiva de eosinófilos (um tipo de glóbulo branco) na parede do órgão. Esse acúmulo, que é uma reação a alimentos, alergenos ou refluxo ácido, também pode inflamar ou lesar o tecido esofágico.
A esofagite eosinofílica foi identificada apenas nas últimas duas décadas, mas agora é considerada uma das principais causas de doença do sistema digestivo.
Quais são as causas da esofagite eosinofílica?
Os pesquisadores ainda não conhecem a causa exata da esofagite eosinofílica. A hipótese mais aceita é que seja uma reação alérgica a alimentos ou a substâncias do ambiente, como ácaros, pelos de animais, pólen e poeira. Certos genes também podem desempenhar algum papel na predisposição à doença.
Há eosinófilos normalmente presentes e dispersos no trato digestivo. No entanto, na esofagite eosinofílica, há uma maior concentração deles no esôfago em virtude de uma reação (alérgica?) a uma substância externa. Esses eosinófilos concentrados no esôfago produzem uma proteína que causa inflamação na parede do órgão. A inflamação pode levar posteriormente a uma cicatrização e estreitamento do esôfago e à formação de tecido fibroso excessivo no seu revestimento, ocasionando dificuldades de deglutir.
A esofagite eosinofílica é uma doença crônica do sistema imunológico, mais comum nos homens que nas mulheres e mais incidente na primavera, em climas frios. É comum que conte também com uma história familiar.
Quais são as principais características clínicas da esofagite eosinofílica?
A esofagite eosinofílica pode começar em qualquer fase da vida, desde a infância até a idade adulta. Mais raramente, pode ocorrer também em idosos. Originalmente, a esofagite eosinofílica era considerada uma doença infantil, mas agora é conhecida por ser comum também em adultos.
Os sintomas diferem um pouco entre crianças e adultos. Nos adultos, os principais sinais e sintomas da esofagite eosinofílica incluem disfagia (dificuldade de engolir), alimentos ficando retidos no esôfago, dor torácica, azia persistente, dor abdominal superior, nenhuma resposta à medicação da doença do refluxo gastroesofágico e refluxo de alimentos não digeridos.
Em crianças, além disso, pode ocorrer dificuldade na alimentação dos bebês, vômitos, baixo crescimento, desnutrição e perda de peso.